Mais uma vez tivemos o Next Fest (Vem Aí) na nossa querida Steam. Um evento que reúne diversas demonstrações em streaming, anúncios e, o meu favorito, demos exclusivas. Portanto, não deixe de entrar no link abaixo e dar aquela pesquisada para achar o próximo game da sua wishlist. Demos podem ter sido removidas nesse tempo, mas acredito que todos ainda sigam listados.
https://store.steampowered.com/sale/nextfest
Mas pera… antes de ir lá às cegas, que tal dar uma olhada no que separamos. No canal Indie-A-tom listamos nossas demos favoritas, com direito a uma análise mais trabalhada.
E aqui no Mangatom deixamos uma lista com todos, sim TODOS, os jogos que gostamos do evento. Testamos cerca de 20 demos, e abaixo você confere 10 delas.
Dr. Fetus’ Mean Meat Machine
https://store.steampowered.com/app/2228030/Dr_Fetus_Mean_Meat_Machine/
Dr. Fetus é um jogo de quebra-cabeça, estilo Puyo Puyo, baseado no icônico Dr. Robotnik’s Mean Bean Machine. Sendo a última entrada na franquia Meat Boy. Assim criando um game familiar, porém caótico, cheio de armadilhas e afins. Algo que no fim torna esse puzzle bem mais focado em ação, acredite se quiser.
Ugly
https://store.steampowered.com/app/1983220/Ugly/
O já super premiado Ugly é um jogo lindo. O visual dele é de cair o queixo. Animações e sons muito bem encaixados num cenário deslumbrante e com um enredo dark. Que fazem esse platformer puzzle de clones e espelhos ser bem mais impressionante do que deveria. Lembra um pouco Braid.
Ebenezer and The Invisible World
https://store.steampowered.com/app/2351120/Ebenezer_and_The_Invisible_World/
Pra quem não sabe, Ebenezer é o protagonista de A Christmas Carol, um dos contos de Natal mais famosos que existem. Sendo lá um vilão avarento que é visitado por 3 fantasmas e muda sua forma de agir. Em The Invisible World, continuamos no que seria o final do conto, agora com Ebenezer entrando no papel de herói. Em algo que poderia ser de qualquer gênero, mas que surpreende por ser um metroidvania onde fantasmas são poderes.
Little Nemo and the Nightmare Fiends
https://store.steampowered.com/app/2229030/Little_Nemo_and_the_Nightmare_Fiends/
Little Nemo não cai muito longe do que falei de Ebenezer. Nightmare Fiends é outro metroidvania, agora baseado no famoso quadrinho Little Nemo. Novamente num enredo que promove a volta do protagonista a um cenário mágico. Múltiplos personagens, boa movimentação e um mundo deslumbrante são o alto aqui.
Evolings
https://store.steampowered.com/app/2281820/Evolings/
Falando em similaridades, Evolings lembra uma versão simplificada de Pokémon. Visual simples, menus meio mobile e aparência fofa. Mas não se engane, há um desafio aqui e elementos que o diferem. Trata-se de um RPG roguelike com criaturinhas engraçadas.
SteamWorld Build
https://store.steampowered.com/app/2134770/SteamWorld_Build/
Outra franquia que ganha jogo é SteamWorld, agora com o inusitado Build. Quase tudo de SteamWorld muda o gameplay, tirando os Dig. Mas a ação sempre permaneceu, isso é, até agora. Build é um jogo de administração, ou se preferir, city builder. Construa uma cidade para robôs ao mesmo tempo que cuida de uma escavação. Seu objetivo não é simplesmente deixar todos felizes ou ganhar dinheiro, mas sim achar um artefato e evoluir sua civilização a vapor para a era espacial. Assim linkando este diretamente a Heist.
Chickenauts
https://store.steampowered.com/app/2350460/Chickenauts/
Já pensou se a arma mágica de Enter the Gungeon buga e tudo vira galinhas? É, eu também não. Mas alguém pegou essa ideia e criou Chickenauts. Um top down shooter roguelike onde todos os inimigos são galinhas aliens mutantes, e você usa os fazendeiros para salvar o mundo… ou descolar boia? Não sei…
Alien Hominid Invasion
https://store.steampowered.com/app/843200/Alien_Hominid_Invasion/
Falando de aliens, 21 anos depois surge a sequência de Alien Hominid. O jogo é dito por muitos como o responsável pelos indies, tendo começado lá nos games de navegador. Nessa sequência intitulada Invasion, seguimos com o enredo original, mas agora com milhares de aliens caindo na terra e causando confusão. O jogo é parte singleplayer, parte co-op, com outros jogadores podendo entrar em missões sem solicitação, mas que não lhe ajudam diretamente. O bom é que também não tem chat, haha.
Lords of Exile
https://store.steampowered.com/app/1329360/Lords_of_Exile/
Pensa num jogo de ação parte Castlevania, parte Shinobi, e temos Lords of Exile. Rasteiras, golpes especiais e muito mais, fazem o gameplay ser mais rápido, mas sem tirar o cuidado de se movimentar com cautela. No fim sendo um game de pixel art impecável, moderno e super divertido.
SpaceKraft!
https://store.steampowered.com/app/1703020/SpaceKraft/
SpaceKraft é o estilo de jogo que odeio! Sim, você leu certo. É um jogo de nave espacial com física, onde controlar a espaçonave e mover ou transportar objetos é bem mais complicado. Eu realmente sou péssimo nesse tipo de game, mas SpaceKraft toma seu tempo para ensinar as mecânicas perfeitamente, sem segurar o jogador pela mão. Isso fez eu entender bem melhor o gênero como um todo, e logo me vi fazendo fase atrás de fase, me divertindo muito com algo que nunca imaginei. Ele me parece ser mais manejável, com menos riscos, mas ainda assim sem ser totalmente fácil. Ou seja, é muito equilibrado e polido. Recomendo.