Selecionamos 30 das melhores demos, dos melhores jogos indies, e mais 20 em menções honrosas. Totalizando 50 games. Então tá esperando o que? Dê play e encontre ai seu próximo grande game ;D
MAIS 30 JOGOS EM REVIEW
Além dos games falados no vídeo, todos que estão nas menções vão ter um micro review aqui no site, mais 10 jogos ineditos exsclusivos do Mangatom!
Jogos das menções mais uns extras:
Bearly Brave https://store.steampowered.com/app/3490280/Bearly_Brave/

Deckbuilder meio Toy Story encontra Clube de Luta, com ursinhos que batalham em uma arena em busca de ganhar sua posição nas estantes e serem comprados para crianças.
Ao menos na demo as lutas são bem lineares, sem ter aquelas rotas que você vê em Slay the Spire. Para compensar isso, ao fim de cada luta você entra numa loja e obtém lá novas cartas, poderes, upgrades, passivos e consumíveis. No fim puxando mais para a ideia de Balatro.
Acho massa que tudo entra na temática infantil. Consumíveis são jujubas, passivos são remendos, e assim vai. As cartas também são muito bem feitas, dando pra notar fácil possibilidades de combos. Com estas entrando em 4 categorias, as neutras, as de defesa, cura e ataque. Daí usando várias similares num combo se ativa o efeito.
No mais, voltando novamente a Balatro, cada inimigo tem um modificador diferente. “Sempre dá dano crítico”, “Só acerta a cada 2 turnos”, “Bate forte somente se vc usar combo”, e assim vai. Pontos que modificam o suficiente cada luta pra parecer algo minimamente novo e mudar sua estrategia.
Broomstick Exorcist https://store.steampowered.com/app/3411060/Broomstick_Exorcist/

Um misto entre beat em up com character action (hack n slash), tipo um Viewtiful Joe entende. Com animações extremamente bem feitas, especialmente na principal, sendo o mais puro suco do sakuga.
O objetivo, ao menos na demo, é seguir em frente e lutar com espíritos enquanto testa sua alta gama de habilidades. Golpes básicos, correndo, combos, até a distância, stuns, install, tem de tudo. O que dá a sensação de que estamos controlando uma personagem realmente poderosa.
Isso é… até o conceito do game entrar em conflito com a dificuldade. Eu não coloquei esse no top, nem em mensões, pois ao menos na demo tu podia perder em segundos. E não, você nem ao menos é um glass canon. Você parece fraco pois tem inimigos muito fortes, muito chatos de acertar ou que são bucha, com HPs absurdos.
A sensação que dá é que o dev queria que você visse as habilidades e animação e desse quit logo em seguida. É possível sim prosseguir, mas estava desequilibrado um bocado. Ainda assim eu resolvi falar aqui pois o jogo apresenta, apesar disso, um grande potencial. E se melhor executado consigo ver esse vendendo fácil.
Chief Miner https://store.steampowered.com/app/3988780/Chief_Miner/

Essa entrada pode parecer meio troll, admito. Um jogo de visual super simples com um loop similar a games como Power Wash Simulator. Você usa um laser para minerar objetos em voxel e depois vender essas partes por upgrades e assim continuar o ciclo. Aumentando a princípio somente algo básico como distância, capacidade, poder e energia.
Digo a princípio pois esse é um jogo que envolve loop temporal. Eventualmente você encontra um cubo roxo, e com ele uma área especial na qual você utiliza o roxinho como pontos de upgrade e melhora efeitos mais globais, como ganhar mais grana por minério ou obter mais blocos de um único local. So que ativar isso reseta sua run. Você volta no tempo.
Sim, isso ainda faz com que você se prende ao ciclo eterno de apontar e coletar, apenas fazendo o processo ser mais rápido e lucrativo, cada vez mais, até que você esbarre em mais um cenário que demora muito. Uma sensação que por vezes remete a clickers, como o Adventure Capitalist.
Você “joga” para ir cada vez mais rápido e ver números subindo. E existe algo de relaxante nesse ato, uma endorfina extra que vem ao jogador. E eu mesmo me senti bem jogando, por mais que eu saiba que no fim é mais uma perda de tempo. E é por isso que esse game está aqui. Eu fácilmente perderia tempo minerando esses cubos.
Confidential Killings https://store.steampowered.com/app/2797960/Confidential_Killings__Um_Jogo_de_Investigao/

Game de investigação onde você é jogado nas cenas e tem de desvendar o ocorrido preenchendo quem são os envolvidos, qual o motivo, arma, e assim vai, de forma similar ao The Case of the Golden Idol.
Resumindo, tu tem uma mensagem com vários trechos em branco. À medida que você investiga novas palavras de cada categoria, como objetos, ações, pessoas, etc, vão sendo adicionadas a sua leva de opções. Ao lado da mensagem tem pessoas, onde você pode determinar o nome de cada uma, apesar de opcional.
Preencheu toda a mensagem? Ok, o jogo vai lhe dizer se está errado, se falta pouco, e caso tu realmente acerte o cenário fecha e vamos ao seguinte. Ao menos na demo é assim, tudo desconexo, mas o jogo final promete um enredo interligando cada um destes assassinatos.
Eu gosto um bocado desse tipo de jogo, e apesar desse ser muito mais simples que o Golden Idol ou um Obra Dinn, fiquei com vontade de ir atrás.
Constance https://store.steampowered.com/app/2313700/Constance/

Metroidvania que puxa inspiração em Hollow Knight, mas trás um ambiente muito mais vibrante. Ainda assim o mundo parece ser algo caído, com diversos robôs quebrados ou que atacam à primeira vista.
Nessa aventura você controla uma garota que usa poderes de tinta, e com eles resolve puzzles, ataca e se move pelas plataformas. Algo já esperado de um metroidvania, mas que brilha justamente nessa temática que mistura sci-fi com artes.
Meu único problema aqui é a falta de direção. Se você reclamou de Hollow Knight amigo, esse aqui parece ser ainda mais “agora estou perdido… de novo”. Os cenários tem sim suas diferenças e pontos chaves para localização, mas eu genuinamente só fui andando às cegas sem chegar em nada até cansar. O que não pega bem numa demo.
Mesmo assim o jogo apresenta pontos positivos o suficiente para eu ainda me manter de olho nele e eu genuinamente acho que o produto final tem um potencial tremendo. Só precisa de um mapa melhorzinho.
Cosmic Coop https://store.steampowered.com/app/2497070/Cosmic_Coop/

Fazendinha, bem simples e casual, inspirado em Viva Pinata. E aqui é o básico mesmo, igual todo jogo similar a Harvest Moon. Abre a terra, planta a semente, rega e espera crescer. Ah, mas antes não esqueça de remover obstáculos, assim obtendo madeira e minérios. Vende os vegetais e repete.
É a fórmula de sempre, com um visual bonitinho, alguns pontos mais simplificados e tenta ter uma historinha. Mas o destaque mesmo são as criaturas que podem aparecer na fazenda e que então você pode chamar elas pra morar ali, que imagino ser o lado do Viva Pinata (nunca joguei)
Ao menos na demo as criaturas são cosméticas. Um pet colecionável que não faz muita coisa e que tudo dele é caro. Logo na build final espero um melhor balanceamento em custos e tbm que esses bichinhos tenham utilidades, como fornecer leite ou lã, se não regar plantas, fazer crescerem mais rápido, destruir pedras. Coisas mais interessantes e interativas.
Penso que vá sim por esse caminho, e aí consigo ver um joguinho realmente divertido. No mais, você ganha experiência a cada ação e isso libera cada vez mais opções de construção. Isso é legal, e já na demo tem um bocado de coisa.
Craftaway https://store.steampowered.com/app/3256410/Craftaway/

Mais um deckbuilder, aqui mais focado na fórmula de Slay the Spire, com rotas e afins, mas sob a temática de naufrágio numa estranha ilha. Onde você acorda sem memória e já tem de sobreviver logo de cara pegando recursos, exceto que estes você obtém lutando com cartinhas.
Nisso os inimigos são coisas como polvos e caranguejos, eventualmente entrando mais em fantasia e mostrando novos biomas. Além disso o trailer promete enredo, igual ocorre em Hades, o qual imagino estar ligado a seu progresso e descoberta de novos cenários.
Tem poderes bem legais, sem muita frescura de regras muito complexas, sendo uma boa porta de entrada pro gênero. Eu amo o visual meio Scribblenauts e acho massa que a cada morte seu personagem muda. Fora que existe um sistema de customização bem legal.
E é isso. Me aparenta ser um jogo de cartinha bem sólido e por vezes pra mim isso basta.
Dogpile https://store.steampowered.com/app/3839300/Dogpile/

A fórmula de Balatro, só que naqueles games de merge que você costuma ver em celular. Jogos onde você pega um item, como frutas, carros, bebidas… nesse aqui cachorrinhos, e então solta num lugar e espera ver se eles se juntam. Cães iguais geram um maior, e assim o jogo segue até tu passar do limite do topo e perder.
É, acaba sendo algo mais arcade, e não sei se isso muda muito aqui, mas nossa, como Dogpile é divertido! Ele é mais do mesmo na superfície, mas apresenta muitos elementos novos que divertem e dão maior longevidade, fazendo tudo no fim ser super viciante!
Por isso que mencionei Balatro. Eventualmente você pode abrir uma loja, e dai comprar cães novos e colocar adesivos que dão efeitos, isso se o cão comprado já não tiver um ou outro. Coisas como ser menor, maior, empurrar os outros, atrair, quicar loucamente e assim vai. E junto disso temos passivos iguais os jokers de Balatro, que podem mudar completamente o jogo.
Na minha run mesmo eu fiz os dogs saírem voando loucamente sempre que jogava um novo, e mesmo essa doideira que fiz funcionava. Pode não parecer, mas esse é um dos jogos que mais quero.
Effulgence RPG https://store.steampowered.com/app/3302080/Effulgence_RPG/

Olha esse visual! Tudo feito simulando ASCII, com esse 3D, sim 3D, feito usando letras, palavras e números meio que no lugar da textura. Algo que eu não tinha visto até esse game, ao menos não da forma apresentada. O que por si só já é fantástico.
Um RPG claramente inspirado em Tron, com aquela ideia de humanos digitalizados em um sistema de computador. Em batalha você atira nos inimigos com armas baseadas em chance, a qual depende de status, distância, tipo de inimigo e até área. Logo não dá pra ficar só apertando ataque e vencer.
Além disso, cada inimigo tem padrões diferentes de movimento, ataque ou até modificadores. Já na parte da “cidade” você encontra lojas, eventos, missões, coisa bem típica de RPG, mas sempre com a roupagem de se estar num PC. Como por exemplo, você imprime as armas.
Eu achei todo o conceito desse jogo maravilhoso e super criativo, só tendo um pequeno problema em balanceamento. Achei tudo muito difícil, pois os status iniciais são baixos d +, e também não curti como se faz a cura. Algo que já avisei aos devs e espero que mudem um pouco isso.
Ember and Blade https://store.steampowered.com/app/3470500/Ember_and_Blade/

Vou ser sincero, eu tenho um pouco de raiva dessa leva absurda de jogos estilo Vampire Survivors. Os chamados bullet heaven. Em parte por serem todos iguais, um ponto onde Ember and Blade graças a deus se difere, misturando o gênero com Hades.
E eu falo misturar os 2 mesmo. Nesse jogo você interage com deuses, consegue buffs deles, tem historinha, e tudo mais que você espera de Hades, mas com esses elementos aplicados ao bullet heaven, com você andando de um lado pro outro atacando hordas de inimigos, ganhando experiência e obtendo itens.
Literalmente uma junção quase perfeita de ambos, e só coloco assim pois ainda prefiro o Hades original rs. Rogues nesse estilo ainda não são pra mim, mas como reviewer eu consigo ver o potencial aqui, justamente por tentar algo diferente, por mais que ainda seja um tanto derivativo.
Não vou jogar, continua não sendo pra mim. Mas dá pra entender perfeitamente alguém pegando esse jogo e passando horas nele se divertindo pra caramba. Meu problema é só as runs infinitas super demoradas. Ou se preferir, pode dizer que sou chato.
FUR Squadron Phoenix https://store.steampowered.com/app/2674650/FUR_Squadron_Phoenix/

Bora lá. Fur Squadron tem seus problemas, e eu acho que é um jogo que precisa evoluir muito. Mas ele acaba entrando aqui por ser um shooter no estilo de Star Fox, o que é raro, e pq SF é literalmente um dos meus jogos favoritos.
Por cima o gameplay é ótimo, podendo atirar rapidamente onde quiser, marcar alvos, desviar, usar bombas e todo o resto que se espera de um SF. O problema fica no autoscroll, que faz tudo se mover muito rápido, sem dar tempo de reação, e também um pouco nos inimigos e level design que deterioram a experiência.
É só pra deixar claro, eu to no papel de fã chato aqui. Dá pra se jogar o game perfeitamente, mas não está no padrão que eu gostaria ainda, faltando um tempinho extra no forno. O que é totalmente entendível, visto que é uma demo.
No mais eu amei o visual, gostei do leve enredo, e acho super maneiro terem introduzido um sistema de upgrades. Ai sim, colocando estes o jogo fica um pouco mais aturavel, e eu espero que o produto final fique realmente bom. Torço por isso, pois precisamos de mais games estilo SF.
GNAW https://store.steampowered.com/app/2306490/GNAW/

Eu odeio me repetir apontando problemas. Os da demo de GNAW são o hitbox e o mapa, mas todo o restante é perfeito, sendo um metroidvania que eu to muito afim de jogar. Em parte pela temática boba de dinossauros versus ratos, que fisga algo na minha cabeça e eu só fico “que irado!”
Nesse jogo você controla um T-Rex pequenino que sofreu mutação e por isso pode engolir qualquer coisa. Daí você tem poder de cura, regeneração, wall jump, etc, podendo até atirar pelo visto no trailer. As ideias são muito boas, mas o hitbox atrapalha mesmo um pouco.
Ou o inimigo não leva stun o suficiente ou tu leva dano de formas estranhas, como perder vida ao acertar um ataque. Mas não vou mentir, dá pra acostumar. E no fim fica parecendo jogos como Earthworm Jim ou Ah! Monstros, um pouco na jogabilidade, um bocado em como o mundo é apresentado.
Já o mapa, ele só é ruim mesmo. Dá pra você navegar de boa vendo os cenários, mas queria algo mais fácil de entender ou talvez marcadores para facilitar voltar onde precisa. No resto é só diversão mesmo, com uma boa variedade de inimigos e segredos.
Joey The Duck https://store.steampowered.com/app/3929830/Joey_The_Duck/

Aquele joguinho simples, inofensivo, de plataforma, que vai agradar aos mais novos. Mundinho charmoso, com diálogos bem kid friendly, e um plus engraçado de poder escolher jogar em modo claro ou escuro, tipo um site hehehe.
E eu poderia parar aqui, pois realmente é um jogo simples que eu vejo meu sobrinho jogando e achando o máximo. Acredito ter sim mercado para esse tipo de experiência, e valorizo algo assim bem mais que só meter a criança num Roblox da vida.
Não tem como morrer pra sempre e tem poucos buracos, o que ajuda também nessa categoria de games infantis. Mas ainda existe um desafio, pois você possui apenas 3 corações, e perdeu tudo volta do checkpoint.
Talvez você não jogue, mas pense em Joey the Duck se for presentear alguém mais novo.
Kambulin https://store.steampowered.com/app/1619660/Kambulin/

Jogo BR de aventura com um pixel art lindo, onde os cenários se inspiram no cerrado. Eu moro nessa região, então tem algo a mais nesse ponto que me agrada um bocado por estar acostumado a esse tipo de flora e relevo. Mesmo que eu esteja na cidade grande, e não realmente no entorno mais rural.
Voltando ao jogo, no enredo você acompanha sua avó e sua irmã, se entendi bem, até uma caverna. A velha recebeu um chamado dos espíritos, e lá vocês descobrem mais sobre o lore do mundo espiritual, poderes e de quebra a dona ainda recebe uma mensagem direto de um anjo, assim iniciando de fato a trama.
Não quero entrar muito no enredo, mas dá pra dizer que é tudo super bem escrito, com um lado mais ambientalista. Personagens carismáticos também ajudam. Porém eu achei os micro games meio chatos e o demo um tanto estendido.
Mas não leve a mal. Eu acho que isso seu deu pela minha fadiga após jogar tantos games, incluindo muitos outros que eu nem listei aqui. Ainda acho boa a ideia e fico no aguardo para explorar e conhecer mais de Kambulin.
Kingdom of Night https://store.steampowered.com/app/1094600/Kingdom_of_Night/

Certa noite você e uma conhecida recebem visões, ela desaparece e tudo vai ladeira abaixo quando um senhor lhe conta que forças do mal invadiram o seu mundo. Ou ao menos foi assim que interpretei o começo desse interessante RPG de ação.
O pixel art é agradável, deixando a desejar no mapa central, mas compensando nos locais fechados e inimigos. Falando neles, animações boas e variedade ok para uma demo. Já no combate mesmo, magia é estranho, mas legal. Indo para uso por combinação de runas, podendo ser uma opção não só de longe, mas com armadilhas e afins.
O melee como guerreiro é basicão, com counter no lugar de defesa, enquanto o ladino tem stealth, desvio e críticos. Podem ser mais simples que o mago, mas na real eu gostei de jogar com todos. Ainda assim, não curti ir contra cada inimigo.
O chefe em especial é complicado, não dando muita margem de erro e isso me frustrou um bocado. Resumindo, a fórmula é boa, talvez até ótima em certos aspectos, mas ainda precisa melhorar um bocado no seu core central. Arrumando isso, consigo facilmente ver esse como um RPG digno de se perder umas boas horas.
LOVE ETERNAL https://store.steampowered.com/app/3010610/LOVE_ETERNAL/

Lembram do jogo VVVVV? Pois bem, Love Eternal é uma mistura de terror com jogo de plataforma com uso de gravidade. No caso falo de inverter a gravidade para andar no teto ou desviar de obstáculos, que é onde se encaixa na comparação com V.
Porém nada de metroidvania aqui. O game aparenta ser bem linear, passando por várias partes de plataforma e eventualmente para, enredo, ainda mais terror, volta e o loop de gameplay procede.
Os cenários de plataforma parecem tremendamente algo que veríamos em V, no level design, com o diferencial do visual macabro e que por vezes conta parte do enredo por esses ambientes, igual seria num cinematic platformer.
Eu acho que funciona. Tem um feeling meio de jogo amaldiçoado, e eu genuinamente gostei da parte mais de ação e quero muito saber para onde vai o enredo.
Mad King Redemption https://store.steampowered.com/app/2369580/Mad_King_Redemption/

Um beat em up meio 2D HD / 2.5D, misturado com roguelike. O gameplay segue algo mais Golden Axe, com ambientes mais largos e tudo que se espera do gênero, incluindo os especiais que tiram parte do HP.
O lado rogue que vem diferenciar a experiência, fazendo com que poderes e equipamentos sejam randomizados, e imagino que cenários e inimigos também. Não cheguei a perder e reiniciar para ver, mas é o esperado.
Aqui suas habilidades básicas são fixas. Armas de arremesso, magias, poder especial que gasta mana e outro que gasta vida são os principais pontos randomizados. E também o conteúdo das lojas, que alteram seus status como se fosse um RPG.
E é isso. A demo não mostra muito, deixando boa parte do conteúdo sob um véu de “olha isso, vai ter no futuro”. Mas dá pra se divertir e consigo ver esse se tornando um bom game. Não no nível de Absolum, mas ainda assim algo maneiro.
Mazey Village https://store.steampowered.com/app/1766240/Mazey_Village/

Joguinho cozy, claramente inspirado em Animal Crossing, mas com um twist! Um tornado passou e espalhou tudo, destruindo a cidade. Cabe a você realizar side quests ou desvendar labirintos para ajudar os moradores e reconstruir a vila.
Basicamente você explora um cenário que se cria na sua frente à medida em que anda, igual Bastion, e eventualmente encontra labirintos. Esses são puzzles onde você acha o caminho certo colocando novos corredores.
Tudo é bem casual, com pouca dificuldade e ênfase maior em ser relaxante. Suas recompensas são roupinhas, móveis e afins, além de novas missões. Vez ou outra também tem uns animais que você pode interagir e micro puzzles com eles.
Não é meu tipo de jogo, mas dá pra ver facilmente as pessoas brincando nesse mundinho pra desestressar.
MOTORSLICE https://store.steampowered.com/app/2830030/MOTORSLICE/

Mr. Sleepy Man
RoadOut
Rope-kun Adventure
Shard Squad
Slots & Daggers
Tearscape
The Killing Stone
The Remake of the End of the Greatest RPG of All Time
This Is Fine: Maximum Cope
Underboard
Winnie’s Hole
