Em 2001 a Cartoon Network mostrou que seus originais não eram apenas focados em comedia e na garotada, com um título que poderia ser aproveitado por qualquer idade e que apresentava temas até certo ponto maduros para a audiência do canal.
Falo de Samurai Jack, um Cartoon Cartoons que conta a história de Jack, um samurai exilado de seu próprio tempo pelas mãos do terrível mestre das trevas, o temido demônio de mil formas chamado Aku.
Durante suas quatro temporadas o desenho recebeu inúmeras críticas positivas e diversas premiação, incluindo quatro Emmys. Porem nada disso foi suficiente para manter a serie rodando, senda está cancelada 2004, sem ao menos ter direito a um final.
Foi então que em 2013 a IDW, em parceria com a CN, deram ao criador da série espaço nos quadrinhos para uma nova, e até então, última temporada, a qual seguiu anualmente até meados de 2015.
Nela podemos ver tudo aquilo que consagrou o herói nipo-americano. Uma incansável busca por voltar ao passado, coadjuvantes icônicos e excêntricos, páginas de batalha sem fala, sermões de como o futuro se apresenta de maneira caótica e que se encaixam no nosso presente e um vilão que apesar de imponente serve como alivio cômico.
Porém, mesmo com tantas semelhanças, a HQ ainda vai surpreender até mesmo o maior dos fãs do “Ninja Boy”, principalmente nos arcos de história. Não quero dar spoilers, mas existe um com foco numa lenda ligada a katana magica de Jack que é simplesmente de tirar o folego, e que facilmente poderia ser colocada como o clímax absoluto da série.
E nem me façam entrar em detalhes quanto a estética. Apesar de em certos momentos termos um visual, digamos… quase rabiscado, a maior parte da obra conta com ilustradores fenomenais, uma colorização impressionante e nenhum medo de se utilizar de efeitos modernos.
Tudo isso fica ainda mais belo em conjunto com o enquadramento que alguns desses artistas fazem, mostrando que tanto eles quanto o autor tiveram total liberdade durante a produção, assim presenteando os fãs da série com tudo que desejavam, exceto um final.
A HQ de Samurai Jack preenche diversas pontas soltas, como a jornada dos cães arqueólogos, e o fim meio que se enquadra nisso, porém não totalmente. O último capítulo, simular a um dos mais famosos da série, apenas mostra Jack ainda mais no futuro, com seu icônico visual de rei.
A diferença aqui e que, ao invés de um imponente guerreiro cavalgando vemos ele e outros personagens da série numa idade avançada, e em frente ao escriba Miso ele declara como finalmente derrotar Aku. Um desfecho logico, repleto de fanservice, mas que irrita por ser um resumo do que poderia vir a acontecer. É apenas um motivo para um fim, não a conclusão.
Ainda assim, eu recomendo fortemente a leitura do quadrinho, e reforço a necessidade para tal com um anuncio que talvez você já tenha ouvido. Este ano, em 2016, foi anunciado pelo criador da série e pelo canal Adult Swim o retorno de Jack as TVs.
Sim amigos, o Samurai está de volta. Mais maduro, mais violento, e com maior liberdade. Parece que o HQ deu frutos, mostrando que os fãs do cartoon não são poucos, e com isto quem sabe teremos um verdadeiro final. Lembrando que, de acordo com ultimas páginas do comic, as histórias da IDW podem vir a compor esta última jornada.
E para aqueles que não conhecem nada do herói, fiquem tranquilos, pois através da leitura do HQ você pode facilmente se localizar no mundo do personagem, assim servindo como uma “introdução” a temporada que está por vir.