[Corrente de Reviews] Resenha – Watashitachi no Shiawase na Jikan

Antes de tudo quero agradecer ao Chuva de Nanquim (que escreveu sobre Panty & Stocking) por ter me passado um manga tão foda para fazer esse review. Sim, ao contrario dos outros blogs da corrente me caiu um manga, o que se encaixa perfeitamente no Mangatom =D

Sei que a intenção foi me dar uma colher de chá por se tratar de um manga, mas me tirou legal da “zona de conforto” por ser um titulo mais voltado para o Josei, apesar de sua demografia ser seinen.

Agora chega de enrolação e vamos para o review =P

A historia nos mostra quatro personagens muito carismáticos. Primeiro temos Juri, uma ex-pianista famosa, que poderia levar uma otima vida, mas que tem um ódio de tudo, principalmente de sua mãe. Isso faz com que ela desista de viver, tentando cometer suicídio inúmeras vezes.

Do outro lado temos Yuu, um jovem assassino que foi condenado a pena de morte e passa seus últimos dias na solitária, sem saber quando os guardas o irão busca-lo.

Nessa prisão trabalha Jirou, um guarda que se preocupa com Yuu como se este fosse um grande amigo, chegando ate a quebrar regras para tentar conforta-lo.

Por fim temos Monica, uma velha freira que tenta diminuir o sofrimento dos últimos dias de Yuu, alem de cuidar de Juri, sua protegida. Graças a ela Juri e Yuu acabam se encontrando, assim mudando a vida dos dois para sempre.

Nisso Juri e Yuu passam a se encontrar todas as terças para conversar sobre suas vidas, refletir, apoiar um ao outro e tentar se livrar de fardos que os assombram.

Uma historia que fala principalmente sobre a morte e a vida, intercalando momentos de tristeza e de felicidade de maneira fantástica, assim despertando no leitor os mesmos sentimentos apresentados na obra pelos personagens.

Tudo isso sendo descrito em uma narrativa brilhante (Apesar de poder parecer complicada para alguns), que mistura falas, pensamentos, lembranças e cartas.

Os personagens mostram uma evolução surpreendente ao decorrer da historia, fazendo com mesmo a situação mais obvia, como por exemplo a morte de Yuu, seja algo extremamente tocante e doloroso.

Os cenários são pouco detalhados, porem o autor compensa isso nos mostrando personagens criados com um traço divino.

E interessante notar que a obra também faz uma reflexão sobre a religião, tentando nos mostrar que existem falhas ate mesmo naqueles que se consideram os mais próximos de deus, porem de uma maneira sutil.

Uma leitura relaxante, que nos faz refletir ao mesmo tempo que faz nossas emoções saltarem para fora, assim conseguindo unir completamente o leitor a obra.

Não gosto de fazer isso, mas falarei um pouco da obra de maneira mais pessoal.  Eu realmente senti muitas coisas ao ler o manga, chegando inclusive a chorar tamanha a emoção que ele me passou. Eu senti como se estivesse a perder um amigo de longa data, e lagrimas saltaram para o meu rosto da mesma forma que chorei no enterro de minha avó.

Não sei expliquei bem a sensação, mas gostaria muito que outras pessoas lesem esta obra maravilhosa, pois se foi capaz de fazer um cara que nunca chorou lendo NADA sucumbir as emoções acredito que valha a leitura, não apenas pelos momentos tristes, mas também pela felicidade que ela passa. Sim, alem de chorar, não sei como, a autora me fez sentir feliz em vários momentos.

E você, visitante? O que achou do manga? Como o interpretou? Qual a sua opinião sobre os assuntos abordados na obra? O que sentiu ao ler? Curtiu o review? XD Se gostou (ou odiou, vai saber…) não deixe de comentar, nem de ver nossos outros posts ;D

Para quem não sabe a Corrente de Reviews e um evento criado pelo Anikenkai, que se parece muito com um amigo secreto. Cada blog participante recebeu o nome de outro blog, e teve de indicar um anime ou manga para este resenhar, sempre mantendo em mente tentar indicar algo que faça o autor do blog sair de sua zona de conforto.

Serão postados reviews em diversos blogs durante um período de 3 meses aproximadamente, sendo que o evento se iniciou dia 25 de Julho. Se quiserem saber mais sobre, alem de ver os posts já publicados, acessem o seguinte link: http://genkidama.com.br/anikenkai/corrente-de-reviews/

O próximo blog a postar na corrente de reviews será o blog Raiburari e ira escrever sobre o anime Gankutsuou. Eu não resisti e indiquei meu anime favorito XD. Admito que fiquei um pouco na duvida se indicava algo mais underground como Bounen no Xamdou ou Freedom, mas acredito que não irei me arrepender.

Texto publicado originalmente em 24/08/2012

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.