“Incrivelmente raro!” Bandai RX-78 no eRX-78

Incrivelmente raro é uma descrição perfeita para esse computador. Sendo o sucessor do Playdia, o qual provavelmente você também nunca ouviu falar, esse é um PC quase exclusivo para jogos que teve seu nome baseado no icônico RX-78. Para os leigos, UM FUCKING GUNDAM!

Não que o PC seja um mecha, muito menos rode dentro de um cockpit futurista. Essa máquina da Bandai tinha inacreditáveis 30KB de RAM e 8KB de ROM, operando sob a linguagem BS-BASIC e com um display (tela) de dar inveja, com sua resolução superior de 192 x 184.

20 jogos ao todo foram lançados para o robozão, mas bora combinar, se você quer emular um RX-78 ou tu é um japonês otaku bilionário que replica robôs em escala absurda ou tu quer jogar Mobile Suit Gundam: Luna Two no Tatakai, o carro chefe desse aparelho.

Seja como for, vou falar agora como emular o computador e quais jogos rodam.

Instalando o eRX-78

Primeiro temos de baixar o eRX-78. Vou estar passando alguns links diretos. Clique no link com o botão direito e escolha salvar link como.

eRX-78 http://takeda-toshiya.my.coocan.jp/common/binary.7z

Baixado o arquivo, descompacte.

Agora vamos baixar a bios. Basta clicar para pegar o arquivo ipl.

Bios https://www.gamingalexandria.com/highquality/rx78/ipl.rom

Com ele baixado, recorte o ipl.rom. Vá na pasta do eRX-78 que você descompactou. binary > binary_win10, e cole o ipl.rom. Agora ainda nessa pasta procure RX-78 e abra. Se aparecer *L o emulador já está funcionando.

Rodando jogos

A forma mais simples é arrastar o jogo para o eRX-78. Alternativamente, você pode ir em Cart > Insert e escolher o jogo. Só funciona .bin. Após o primeiro uso alguns jogos vão ficar salvos para acesso rápido pelo mesmo caminho. Para por tela cheia aperte junto alt + enter. Não tem como mudar os comandos (comandos ao final do texto). Já pode jogar ^^

Rodando pelo Launchbox

Para baixar o LaunchBox e configurar sugiro ver meu tutorial em vídeo https://www.youtube.com/watch?v=-MMPljQWWaE&list=PL3cSqoAU5H2z5Nccg3-vMSIYg1-4riHu6&index=16

Agora indo para o caso específico de configurar o RX-78 no LB. Com o LaunchBox aberto arraste um jogo do RX-78 para o LB. Selecione Arquivos ROM. Next. Não existe ainda uma plataforma para esse PC, portanto de um nome a plataforma. Literalmente digite o que quiser e deixe Baixar Como em branco. Next.

Na primeira vez não terá um emulador definido, portanto clique em adicionar. Digite um nome para o emulador e em “caminho do aplicativo” selecione o executável do emulador. Aquele RX-78 que está em binary > binay_win10.

Ainda nessa janela, na lateral vá em Plataformas Associadas e digite o nome que deu a plataforma. E marque Emulador Padrão. Ok. Next.

Escolha se quer copiar, mover o arquivo para a pasta do LB ou usar no local atual. Para jogos do RX-78 não importa o local. Siga até dar ok e sair dessa tela. Pronto, jogos importados.

Como o RX-78 não é uma plataforma reconhecida pelo LB os nomes não serão alterados e vai ficar sem dados e imagens. Para resolver isso clique com o botão direito no jogo dentro do LB e selecione editar.

Na nova janela em metadados você pode colocar o nome correto e uma série de informações. Em notas é a descrição do jogo. Por nomes alternativos ajuda na busca. Em mídias > imagens você coloca as imagens do jogo. A primeira é sempre definida como a capa que aparece (Box-Front). Para mudar a definição da imagem é só clicar em Box-Front e selecionar outra.

Feito isso a sua biblioteca vai ficar toda arrumada. Para jogar basta dar dois clicks.

Esse emulador infelizmente não é perfeito, especialmente em cores e fundos. Poucas roms estão na internet, e eu só consegui rodar as seguintes:

  • Champion Racer (Imperfeito) – Controles: Espaço, Z, <, ;
  • Hamburger Shop – Controles: Z, X, Espaço
  • Mobile Suit Gundam: Luna Two no Tatakai – Controles: Z, X, Espaço
  • Perfect Mah-jongg – Controles: End, Delete, Espaço (sei lá o resto)
  • The Pro-Wrestling – Controles: Joystick
  • Tatakae! Ultraman (Imperfeito) – Controles: 1, 2, C, >, ;, /, ç, ], ´, [, ~ (serio)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *