O que determina uma Hidden Gem?

O que é uma Hidden Gem? Sabe, essa é uma pergunta extremamente difícil e eu certamente não tenho a resposta. Mas isso também não impede de haver discussões sobre isso, como bem visto nos recentes vídeos do Glass Reflection, os quais inspiraram esse texto.

Eu sei, esse é um início estranho, um tanto anticlimático, mas que faz um certo sentido. Pois tal qual o GR eu estou fazendo este texto com o propósito de pôr ideias para fora e sair de um pseudo branco de escritor. Basicamente consigo escrever qualquer roteiro sobre jogos para o meu canal, mas o site ficou meio que jogado as moscas por um bom tempo.

Logo outro belo motivo para falar de algo polêmico e que eu não tenho a menor autoridade para dissertar sobre. Vai ter reclamações, discussões, sugestões e todo a com til que tu imaginar. Mas quer saber, isso não importa. Pois a única verdade sobre hidden gems é que isso é algo pessoal.

Botei Houseki no Kuni aqui so pra ilustrar “gems”. =P

Veja bem. A parte Gems do termo se refere a algo bom, e o que é bom é definido por nossos gostos pessoais. Enquanto hidden vem de escondido, e algo escondido é nada mais do que algo pouco comentado em nosso grupo social.

Sei que existem algumas exceções para esse último. Os populares. Mas mesmo algo popular pode vir a ser um título escondido se nossos amigos e, principalmente na atualidade, influencers conhecidos não mencionarem a obra.

Ainda nessa questão algo que hoje em dia é popular pode vir a ser menos popular no futuro com o passar do tempo e o inverso também é verdade. Algo popular no passado pode vir a ser desconhecido pelo público mais novo. Sem contar que até mesmo seu país, renda e acessibilidade, dentre outros, podem vir a influenciar nessa questão.

Lupin III. Um clássico que merece ser visto.

Por exemplo, Lupin é uma hiddem gem? O anime é extremamente popular no Japão, e pode até ser conhecido no Brasil, mas não é tão difundido assim se você parar para pensar. E ainda tem a questão das temporadas, principalmente com algo tão longo. A primeira pode ser escondida, mas é quanto à ultima que saiu em 2018? Ou o filme do Miasaki? Ou será que o simples fato de este ser considerado um clássico anula ser hidden gem, por mais que não sejam todos os títulos da franquia possuidores desse status?

O que é um clássico na verdade. Não vou entrar muito nisso, mas ser clássico é igual a ser popular? E ai puxamos também cult, que é escondido, mas ressurge em popularidade, as vezes apenas em nichos, o que por vez não torna tecnicamente popular, mas sim menos desconhecido. Portanto, pode algo clássico ou cult ser hidden gem?

Essas e outras milhares de perguntas surgem feito um turbilhão na minha mente. Por isso ainda prefiro voltar aquele início e simplificar o processo. Hidden Gem é algo desconhecido em um grupo social e que é considerado bom por quem recomendou OU que você achou por acaso, achou bom e nunca viu comentarem. Sim, é quase a mesma coisa essas minhas duas definições toscas, mas é algo que acredito facilitar no processo.

Portanto eu posso considerar Lupin um puta clássico mega popular e você nunca ter ouvido falar do anime. Ou simplesmente ter visto e achado uma merda, e seu direito, sua opinião, e qualquer uma das duas alternativas anula metade do termo.

O anime de Viewtful Joe. Henshin a Go-Go, baby!

Porem mesmo nessa minha definição simplificada ainda entra um problema, que talvez seja mais meu do que qualquer outra coisa. Eu deveria contar a parte do Gem, do bom, com simplesmente tudo que eu gosto ou apenas os melhores? Para mim essa é uma escolha entre Gankutsuou e Viewtiful Joe. Algo que acho quase perfeito e um show que tem muitas falhas, mas que eu gostei. Novamente viajando na onda da subjetividade.

Realmente não sei essa. Como reviewers eu gostaria de recomendar todos, mas pessoalmente eu indicaria apenas os 9 e 10 que raramente atribuo. Mas enquanto tomo essa decisão, por que não listar alguns nomes de animes e mangás que considero hidden gems? Acho que é a forma perfeita de finalizar esse texto. Mostrando o meu gosto.

Lembrando que essas obras nunca foram comentadas no meu grupo social ou até foram, mas ultimamente vejo ninguém falando sobre. Sim, to te lembrando pela milésima vez o que significa escondido. Enfim, bora lá.

ANIMES (series)

Gankutsuou. A adaptação sci-fi de O Conde de Monte Cristo.
  1. Gankutsuou
  2. Gungrave
  3. Wolf’s Rain
  4. Plastic Memories
  5. Hanebado!
  6. Nichijou
  7. Dororon Enma-kun Meeramera
  8. Ergo Proxy
  9. Ima, Soko ni Iru Boku
  10. Kokkoku
  11. Lovely★Complex
  12. Michiko to Hatchin
  13. Noir
  14. Phantom: Requiem for the Phantom
  15. Senjou no Valkyria: Gallian Chronicles
  16. Basilisk: Kouga Ninpouchou
  17. Devil May Cry
  18. Gakkou Gurashi!
  19. Viewtiful Joe
  20. Katanagatari

ANIMES (FILMES / OVAS / ONAS / CURTAS)

Bounen no Xamdou. O anime do PS3.
  1. Bounen no Xamdou
  2. Freedom
  3. Tsumiki no Ie
  4. Dead Leaves
  5. Uchuu Show e Youkoso
  6. 11-nin Iru!
  7. Colorful
  8. Layton Kyouju to Eien no Utahime
  9. Doukyuusei
  10. Highlander: The Search for Vengeance
  11. Jumping
  12. Steamboy
  13. Stranger: Mukoh Hadan
  14. Giant Robo the Animation: Chikyuu ga Seishi Suru Hi
  15. Karas
  16. FLCL
  17. Rain Town
  18. Chainsaw Maid
  19. Higepiyo
  20. A Drifting Life

MANGÁS

Adolf. Uma das masterpieces de Osamu Tezuka.
  1. Adolf ni Tsugu
  2. Ibara no Ou
  3. Sanctuary
  4. Kokou no Hito
  5. Baka to Gogh
  6. Kanojo wo Mamoru 51 no Houhou
  7. Kokuhaku: Confession
  8. Kiss Wood
  9. Kongou Banchou
  10. Black Paradox
  11. Deep Love: Ayu no Monogatari
  12. Shoujo Manga
  13. Doing Time
  14. Dragon Head
  15. Genkaku Picasso
  16. Plastic Girl
  17. Shissou Nikki
  18. DoseI Mansion
  19. Sayonara ga Chikai no de
  20. Chidaruma Kenpou – Onorera ni Tsugu

É isso, essas são minhas hidden gems. As obras que menos vejo falarem sobre. E provavelmente você já pegou alguma dessas ai pra ver ou ler ou escutou sobre e acha que tá nem perto desse status. E sabe, tudo bem. Eu listei tantos nomes exatamente para dar esse efeito. E se não conhece a obra, bem, que tal ir atrás? Vai que não é sua próxima hidden gem.

Texto publicado originalmente em 22/07/2020

One Reply to “O que determina uma Hidden Gem?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *