O safadinho PC-98 rodando no Neko Project [NSFW]

O PC-98 foi um computador japonês, famoso pela sua pixel art e jogos repletos de hentai. Sim, tu leu certo. A maioria dos games infelizmente, ou felizmente para alguns, tem cenas eróticas bem detalhadas. Eu prefiro jogar algo buscando o gameplay ou enredo acima de tudo, e não me importo de ver uns peitinhos ou ler algo +18. Mas caso te incomode, busque jogos em outro tipo de PC ou teste os games a noite até achar um menos NSFW haha.

Marble Cooking, Negative (1994)
Sim, essas 2 imagens são do mesmo jogo

BAIXANDO O NEKO PROJECT 21/W

Para emular o PC-98 vamos usar o Neko Project 2 com um script para .hdi integrado ao LaunchBox, e o Neko Project 21/w para os demais games.

Vamos começar com o Neko Project 21/w, por ser o mais utilizado. O que for mostrado nele vai também funcionar no Neko Project 2. Para baixar acesse https://simk98.github.io/np21w/. Esse endereço vai estar todo em japonês, portanto use a tradução do Google se preferir. O emulador vai estar em inglês.


Para usar a tradução do Google, aperte nas letras que aparecem na barra de pesquisa e escolha inglês.


Para baixar click em “Give me something” e então no primeiro link de Neko Project 21/W Download. Vai abrir uma pasta no drive, então na lateral click na seta para baixo. Desconpacte o zip baixado, e descompacte o zip que foi descompactado. O arquivo executavel vai estar na pasta bin. Abra ele uma vez para criar arquivos extras.

Note que tem varios executaveis (Aplicativo extenção .exe). Eu tenho usado o np21w.

ONDE BAIXAR JOGOS

Normalmente não falo onde baixar, mas no caso do PC-98 não temos escolha. Use o Neo Kobe collection https://archive.org/details/NeoKobe-NecPc-98012017-11-17. Todos os jogos ai vão estar em japonês, porém é fundamental usar os arquivos do site para traduções.

Para pegar os jogos, click em Show All. Vai mostrar todos os games. Se quiser ver os conteudo de um zip e baixar algo separado, click em View Contents. Note que alguns arquivos, principalmente os grandes, são compilações de jogos de uma mesma editora. Você vai precisar descompactar os jogos baixados para emular.

Caso o zip tenha outros zips dentro, o contéudo vai ser separado com uma nome em preto categorizando que tudo em azul abaixo pertence ao zip. Porém os arquivos terão de ser baixados individualmente, e zips e demais arquivos mais abaixo hierarquicamente não são mostrados. Note entre [ ] que tem alguns itens com classificação de contéudo.

[FD] = arquivos que abrem no FDD
[HD] = arquivos que abrem no HardDisk
[extras] = Sons, imagens, panfletos, manuais, fonts, etc.

JOGOS TRADUZIDOS

Quando se trata de traduções eu costumo buscar primeiro no https://www.romhacking.net/translations/. Se estiver Fully Playable o jogo tá 100% traduzido. Como se trata de algo a ser aplicado, é bom sempre ler o textinho e ver como faz pra não errar.

Apesar deu ser contra machine translation, se o jogo for simples, como por exemplo um shmup que so tem menus, use o Google Lens pelo celular pra traduzir. O mesmo vale pra pequenos pontos incompletos em traduções quase completas. Mas por favor não faça isso com dialogos.

Lembrando que também é sempre bom olhar em databases se o jogo não saiu para outro console. As vezes nesse port ele recebeu uma tradução oficial ou de fãs. Não se apegue a ideia de ter de jogar tudo no aparelho original.

BONUS: Aqui nesse link https://japanesepccompendium.blogspot.com/2013/07/elf-classics-yu-no-shangrlia-shangrlia.html tem uma rom da coletania ELF Classics. Por algum motivo o Yu-No está traduzido. Essa tradução não aparece no RomHacking, por isso pode valer a pena tbm sair pesquisando pelo Google pra ver se acha traduções. Apesar de que aqui é algo q roda nativo no windows.

JOGOS .HDI

Para rodar arquivos .hdi, no emulador escolha Harddisk > IDE #0 > Open. Pode ser que tenha de resetar antes de funcionar. Para resetar vá em Emulate > Reset. Arquivos abertos dessa forma sempre abrem quando liga o emulador, a não ser que você vá em Hardisk > IDE > Remove antes de fechar.

Touhou: Highly Responsive to Prayers, ZUN Soft (1997)
Primeiro jogo da serie, antes de passar aos shmups

Quando utilizamos um organizador de roms similar ao LaunchBox (ver tutorial aqui), infelizmente ele não lé diretamente arquivos hdi, mesmo que o emulador esteja setado corretamente. Para isso temos de baixar um script AHK. Acesse o link https://forums.launchbox-app.com/files/file/518-neko-project-ii-hdd-runner/, crie uma conta no forum e click em download.

Também vamos precisar baixar o Neko Project 2. Acesse o link https://www.yui.ne.jp/np2/. Novamente vai estar em japonês, portando pode traduzir se precisar. Click em Win9x na versão mais atual.

Descompacte o emulador e descompacte o script dentro da pasta do emulador. No LaunchBox então defina o emulador como o arquivo runner.exe que você baixou. Abra um jogo hdi pelo launchBox. Ele vai dar um erro caso o executavel não se chame np2sxnt. Não se preoculpe. Ele vai criar um .txt (bloco de notas) na pasta do executavel. Abra o txt e mude o que estiver escrito para o nome do executavel principal do emulador, sem extenção. Se der errado vai abrir o ultimo hdi que você rodou, portanto teste com outro jogo. Se der certo, basta jogar rs.

Rusty, C-Lab (1993)
Outro dos jogos .hdi do PC-98

JOGOS IDE

IDE como já visto é onde abrimos arquivos hdi. No geral, são abertos via IDE arquivos hdi, thd, nhd, vhd, slh, t98. Pelo mesmo caminho já mostrado.

JOGOS SASI

Funciona igual o IDE, porem no Neko Project 2. São abertos via SASI arquivos hdi, thd, nhd.

JOGOS FDD

Arquivos FDD únicos vão rodar sem problemas no LaunchBox. Para rodar via emulador, basta ir em FDD1 > Open.

São abertos via FDD arquivos fdi, fdd, d88, d98, hdm, hd4, hd5, hd9, nfd, dcp, dcu, dup.


Jogos com multiplos arquivos não rodam no LaunchBox e similares.

JOGOS COM 2 DISCOS

Voltemos ao Neko Project 21/w. Novamente, tudo do 21/W funciona no 2.

Para jogos com 2 arquivos, temos de usar o FDD em ordem. No exemplo vamos usar 2 .hdm chamados de System disk e Sampling disk. Selecione FDD1 > Open > System disk, e depois FDD1 > Open > Sampling disk. Simples assim, já pode jogar. Se der errado, basta inverter a ordem.

Alguns jogos podem usar arquivos de extenções diferentes nesse processo, como por exemplo d88 com nfd.

Madou Monogatari 1-2-3, Compile (1991) [Terceiro jogo]
Curiosamente o jogo no PC-98 possui gráficos mais realistas do que outros ports

JOGOS COM MULTIPLOS DISCOS

Quando tem vários arquivos, normalmente vai ter uma menssagem solicitando que coloque o disco novo. Na imagem abaixo note o B, indicando ser o segundo disco e o 2 indicando o drive 2 (FDD 2). Portanto basta ir jogando e colocar discos novos quando pedir, apenas ficando atendo para o drive (FDD) soliciado.

Dennou Gakuen: Version 2.0, Gainax (1990)
Um exemplo de jogo com multiplos arquivos. Quatro .hdm no total.

GRÁFICO E SOM

Abra Emulate > Configure. Em CPU vamos ter um número em MHz e ao lado um multiplicador. Caso o jogo esteja muito lento, muito rápido ou travando e bom testar alterar esses números. Recomenda-se entre 32 e 48 no multiplicador, mas não se preoculpe alterar mais para jogos muito antigos.

Em sound amente para 88200Hz. Pode ser que tenha de alterar dependendo do jogo, mas não achei nenhum que precise ainda. Em Device > Sound e Device > Sound Options temos mais opções de som que você pode alterar detalhadamente.

Vale notar que alguns jogos podem requerer de mudanças bem especificas. Normalmente basta procurar sobre o jogo no Google parar ver o que alterar.

Diferença entre Neko Project 2 e Neko Project 21/w

Alguns jogos vão ter scanlines, as famosas linhas em tela que alguns acham um charme em games retro. Porem no PC-98 pode ser um pouco d+ esse efeito. Para fazer o emulador preencher as linhas, vá em Screen > Screen Option, marque Use skipline revisions e coloque no máximo.

The Queen of Duellist Gaiden, Agumix (1993)
Comparação entre com e sem scanlines

Para jogar em tela cheia vá em Screen > Fullscreen. Enquanto em tela cheia, se estiver com o mouse livre (ver parte sobre controles) basta passar ele no topo da tela para ver o menu. Caso as cores estejam estranhas, tente ir em Screen e click em Real Palettes. Em Screen você também pode mudar a direção da tela, o que pode ser útil em shmups com monitores que de para girar. Alguns jogos podem precisar de mais memoria, portanto em Device > Memory mude para no mínimo 13mb.

MUDANDO A FONT

A font padrão do PC-98 é bem ruinzinha, portanto é bom trocar ela logo de cara. Uma boa opção é essa font. Para mudar vá em Emulate > Font e escolha o arquivo. Algumas traduções já aplicam fonts, ou tem arquivo de font junto do download. Mude somente a de games que não gostar. Tem de ser alterada para cada jogo.

Desire: Haitoku no Rasen, C’s Ware & El Dia (1994)
Note a diferença da font padrão (esquerda) com a nova (direita)

SALVANDO O JOGO

Para salvar a melhor opção é save state, porem temos de ativar fora do emulador. Na pasta do Neko Project abra o arquivo .ini (Parâmetro de configuração) que tenha o mesmo nome do executavel. Aperte ctrl+f e digite na busca STATSAVE. No parâmetro de save, ao lado do =, vamos por true. Esse campo pode não existir, portanto procure (ctrl+f neko project) o nome do emulador entre [ ] e logo abaixo digite STATSAVE=true. Isso vai criar um novo menu chamado Stat, onde você pode salvar e dar load.

CONTROLES

Para jogos com mouse, basta apertar F12 para ativar e desativar. Note que quando o mouse estiver ativo ele fica preso em tela, e fica ativo mesmo que feche o emulador. Portanto decore o atalho. Caso queira usar o menu rapidamente, mesmo com mouse ativo, aperte F11.

No teclado, movimento costuma ser via setas ou teclado número. Apertar o Num Lock altera onde movimenta. Botões de ação ficam com Z, X, Espaço e Enter.

Se quiser usar um controle, tem 2 opções. A primeira é bem estranha… vá em Device > Sound Option > JoyPad e marque Use JoyPad-1. Em JoyPad ID você consegue ver se detecta seu controle. Rapid faz com que o botão atire quando precionado, que pode ser util em shmups. Infelizmente essa opção so funciona em jogos com suporte nativo a controles.

A outra opção é ir em Device > Keyboard > JoyKey-1. A ideia é fazer o mesmo que a opção anterior, mas infelizmente também só funciona com alguns jogos.

Alguns jogos permitem que você escolha o controle logo no inicio. Ainda assim pode ser que tenha de alterar algo para funcionar.

GDC Clock / DIP Switch

A parte que assusta muita gente. Existem 2 opções de GDC, com 5MHz (padrão) e 2.5MHz. Alguns jogos vão dar erro, duplicando imagens ou não carregando caso o GDC esteja errado. Para alterar isso temos de entrar na bios. Resete o emulador, e antes de aparecer algo aperte end. Deve aparecer a tela abaixo, toda em japonês.

Com as setas, vá para a segunda opção ディップスイッチ2e aperte enter. Vai abrir essa nova tela.

Vá para a quinta opção GDCクロック e aperte para direta, assim mudando para 2.5MHz. Aperte ESC 2x para sair e de reset no emulador. Se precisar voltar a 5MHz, basta repetir tudo, no final so apertando para a esquerda.

BIOS

Apesar de raro, se aparecer o erro abaixo, vai precisar da bios.rom. Você pode baixar no link https://mega.nz/file/bios, então deve colocar a bios na pasta do executavel do emulador. So vi isso ocorrer com jogos .d88 e .nfd.

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