Um adeus ao grande mestre – Sayonara, Akira Toriyama

Ele se foi… e isso dói muito. Akira Toriyama, o criador não só de Dragon Ball, mas também de Dr. Slump, Go! Go! Ackman, Sandland, Ginga Patrol Jako, Neko Majin, Cowa!, Chokin Senshi Cashman e tantos outros, nos deixou aos 68 anos.

Poucos o conheceram pessoalmente, e ainda assim suas obras tomaram o mundo, inclusive não somente pelo lado dos mangás e animes. Foi o responsável pelas artes nos jogos de Dragon Quest, Chrono Trigger, Blue Dragon, Tobal e obviamente adaptações de suas outras obras, seja direta ou indiretamente.

Sem contar sua influência gigantesca em mídias diversas, do hadouken de Ryu em Street Fighter, ao terra force de Wargreymon, passando pela transformação em Super Sonic, e a forma de correr do Super Mario. Fora o estilo de cabelo espetado, a famosa aura de poder,o design de suas máquinas ou os traços de seus aliens que eram tão específicos e icônicos.

Assim Toriyama conquistou o mundo, fazendo com que animes e mangás se tornassem algo global, graças a sua maior obra, Dragon Ball. Quem nasceu na época desse anime, do Z, GT ou até mesmo Super, sabe o quanto era uma febre. Foi inclusive o primeiro mangá brasileiro a ser publicado no sentido oriental de leitura, e um dos poucos a ser republicado de novo, e de novo. Pois todos curtiam, num nível equiparável a títulos como Speed Racer, Cavaleiros do Zodíaco, Berserk, Sailor Moon, Hunter x Hunter, Lobo Solitário, Naruto, Jojo e Kimetsu no Yaiba.

O motivo deu citar esses em específico, e que todos possuem uma similaridade. Eles quebram a barreira do nicho anime / mangá, sendo conhecidos por pessoas de todos os tipos. Não são os únicos ao meu ver, mas nenhum desses estaria aqui se não fosse Dragon Ball estourando a bolha. E assim como Kimetsu, Naruto ou Speed Racer, Dragon Ball foi uma porta de entrada para muitos nesse meio, seja como fãs, os fanáticos otakus, ou até mesmo um profissional que segue um rumo parecido ao de Toriyama.

Falo obviamente de ilustradores, escritores, animadores, críticos, designers e tantos outros que cresceram vendo e lendo suas obras e perseguindo o ideal de se equipararem ao grande mestre. E por isso que no dia da fatídica notícia, muitos homenagearam Toriyama com artes cheias de emoção e dizeres do fundo do peito. Incluindo outros autores de renome, como Eiichiro Oda, Yuji Horii, Masakazu Katsura, Masashi Kishimoto, Kentaro Yabuki, Kazumata Oguri, Hideaki Sorachi, Yudetamago, Tsubasa Fukuchi, Masanori Morita, Tite Kubo, Naoki Urasawa, Tatsuya Endo, Hiroyuki Asada, Kyosuke Usuta, Yusuke Murata, Tatsu Yukinobu, Ryuhei Tamura, Riichiro Inagaki, Yoshiyuki Nishi, Takehiko Inoue, Hiro Mashima, Hiromitsu Takeda, Mitsuru Miura, Yasuhiro Nightow.

Peço nesse momento que pare de ler esse texto, e leia os dizeres dos autores. Veja as artes que fizeram em homenagem, ou repostagem de peças antigas. O depoimento de amigos, conhecidos, familiares e artistas. Reveja momentos dos animes, vire as páginas dos mangás, re-assista, leia novamente, escute cada uma das aberturas e encerramentos que mais lhe agrada.

Eu fiz isso quando veio a notícia… primeiro a ficha não caiu, depois chorei muito, e mais a cada coisa que lia, via ou ouvia. Mas então essas coisas me deram forças, de enxugar meus olhos e continuar a viver. Buscar ter um entusiasmo igual ao de Goku, como disse o próprio Toriyama ao final de Dragon Ball. E então essas recordações e pesares se transformaram em algo bom. Eu voltei a ver a alegria que Dragon Ball me passa por meio dessas imagens, músicas e palavras. Algumas vezes ainda lacrimejei, mas faz parte do processo de luto. O importante é entendermos a importância de seu legado e preservarmos tanto ele, quanto a memória do homem que foi Akira Toriyama.

Todos esses fatores juntos me fizeram notar o quanto eu passei minha vida cercado pelos trabalhos de Toriyama, apesar de ter metade da idade dele. Vi as estreias de Dragon Ball clássico, Z e GT, assisti alguns filmes no cinema, joguei alguns Dragon Quest, zerei Chrono Trigger 3 vezes, cada uma num console diferente, li todos os one-shots do autor e recentemente venho acompanhando as aventuras em Super, que eu espero que não acabem. Sei que muitos não gostam, mas eu genuinamente me divirto.

Pra mim Dragon Ball, especialmente Z, é um dos meus animes favoritos, e no Super, o filme do Broly, me garantiu o melhor filme da série. Nos jogos Chrono Trigger ficou por décadas como meu favorito, não só no gênero de RPG, e Dragon Quest 8 não vem muito longe. Dragon Ball Advance é um dos melhores games do GBA. Lógico, isso tudo pra mim. Mas ilustra bem o quanto eu amo tanto o que esse cara criou. Ao ponto que cogitei fazer esse texto sobre um desses, num modelo mais padrão de review. Mas acho que no fim vale mais recomendar o todo, talvez puxando um tiquinho mais pra Dragon Ball Z, que foi o que mais me marcou.

Akira Toriyama não foi um grande mangaka, ele sempre vai ser, eternamente, enquanto seu legado perdurar. Abaixo segue algumas das peças que mais me emocionaram ao longo desses últimos dias. Descanse bem, sensei.

Vou te amar por toda minha vida

R.I.P Akira Toriyama. Obrigado.

Sr. Akira Toriyama, Dragon Ball era minha vida. Muito obrigado por tudo. Eu rezo para que ele descançe em paz.

A.D.1995. Obrigado mestre

HQ scans do Piccolo Damayonnaiz, especialmente esses

A homenagem de Jackie Chan ao Akira Toiyama

A beka arte de kozue2080

Obrigado, Sr. Descanse bem.

Arte de Marc P.I., representando o Mexico

Adeus, querido criador. Talvez um dia nos vejamos novamente.

Lendas nunca morrrem.

Gostariamos de ajudar, mas infelizmente não tem esferas do dragão escondidas em nosso vilarejo

Homenagem para o mais lendário Super Saiyajin que já existiu.

Obrigado por tudo, Akira Toriyama!

Prestando meus respeitos a Akira Toriyama. Obrigado por tudo.

RIP Mestre Akira Toryama. Eu costumava assistir e desenhar MUITO Dragon Ball quando era mais novo. Teve um impacto enorme em mim. Aqui está uma arte DB que fiz há vários anos atrás. Ainda é um dos meus favoritos.

As action figures se despedem de Akira Toriyama

Sou uma entre um zilhão de pessoas que viram a incrível arte de Toriyama através do dr. Slump e Dragon Ball quando criança. Mas foi, e sempre será, Dragon Quest que me fez amar e apreciar ainda mais o seu trabalho. Obrigado e adeus, sensei.

Arale descançando

Sei que é simples, mas fiz a minha homenagem ao Akira toryama, obrigado por acompanhar a minha trajetória e me influenciar noq eu sou hj.

Essa arte de Waker

Pessoas da terra! Levantem suas mãos! Me deem energia agora!

Essa sequencia do Michael Borges

Obrigado por tudo Akira Toriyama.

Obrigado.

O último comentario de Akira Toriyama, em Dez 2023!

Que a sua genkidama no céu, com toda a nossa energia, sejá a mais brilhante de todas. Nunca vou deixar de te amar, mesmo em meio a esse choro que por agora parece sem fim. Dragon Ball é eterno, Toriyama é eterno.

Eu nunca tive tanta dificuldade em escrever um texto como o de hoje, pois parece que um grande amigo se foi. Alguém que esteve comigo a minha vida inteira, me proporcionando alguns dos melhores momentos da vida. Não me considero um artista, por mais que já tenham me dito isso, mas mesmo eu fui influenciado a desenhar suas obras. Eu não tenho o registro de tudo, pois ao longo dos anos eu perdi a maioria dessas coisas. Meu personagem favorito de toda saga Dragon Ball é o Picollo. Eu fiz um desenho dele em grafite, lindo, quando ele lutou em Namekusei. E depois passei esse desenho entalhado na madeira, mas por infortúnio alguém me roubou essa peça… foi a primeira coisa que lembrei quando vi a notícia, pois foi um momento que dediquei toda minha paixão em uma arte.

Como não posso mostrar esse ou outros desenhos do passado, vou postar agora alguns dos poucos que eu tenho salvo e que tem algo da obra do mestre. Me desculpem por ser algo mais amador.

Por fim, o meu tesouro. As memórias boas ficam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *