O console dos clones! – CreatiVision emulado no cvemu (creatiVision emulator)

Já ouviu falar do Vtech CreatiVision? Nem eu. Conheci esse estranho console devido a um site de emulação que acompanho e o lance mais interessante são as milhares de versões que esse híbrido entre videogame e computador recebeu. CreatiVision foi desenvolvido em Hong Kong, 41 anos atrás, em 1982, e manteve distribuição até 86. Foi mais vendido para países da europa, em principal os de língua germânica. Saiu como Educat 2002, na Itália, África do Sul e Israel, como Dick Smith WizzardFunVision Computer Video Games System e Hanimex Rameses na Australia e Nova Zelandia, VZ 2000 na França, recebeu uma versão mais voltada ao PC como Laser 2001 na Alemanha e França, e que saiu na Finlândia como Salora Manager.

Entre nomes genéricos e outros absurdos, o CreatiVision rodou o mundo, possivelmente tendo outros clones não listados. Um console que é descrito como o amálgama dos videogames IntellivisionColecoVisionAtari 5200APF Imagination MachineVideoBrain Family Computer e do computador Coleco Adam. Com diferentes partes como controles, teclado, processador, entre outros, atribuído a cada um destes e com um módulo Mark-2 focado na leitura dos jogos do ColecoVision.

Obviamente essa parte do Coleco não interessa do ponto de vista da emulação. CreatiVision recebeu sim jogos únicos, por mais que vários sejam clones de jogos populares da época, sendo este um console de segunda geração (8 bits). Dentre suas milhares de versões algumas possuem arquitetura única, com o emulador cvemu, também chamado simplesmente de creatiVision emulator, podendo emular softwares e jogos do CreatiVision, Dick Smith Wizzard, Hanimex Rameses, Laser 2001 e Salora Manager. Portanto, nem todo dump (arquivos jogados na internet) vai ser compatível.

Air/Sea Attack (Um dos originais do console)
Astro Pinball (Outro original)

Quando falo de dump eu me refiro as popularmente chamadas roms. O emulador vai ler roms convertidas tanto de fitas cassetes como de disquetes, sobe as extensões .rom e .bin. E até existem utilitários para facilitar essas conversões ou auxiliar em alterar jogos do console, fazendo o emulador inclusive ser capaz de rodar homebrews. Ou em outros termos, jogos feitos por fãs. E agora vamos a como realizar a emulação em si.

BAIXANDO O EMULADOR E ROMS

Entre no site MadrigalDesign, e desça até creatiVision emulator, click em creatiVision emulator e baixe o compactado (.7z) com a data mais atual. Existem outros emuladores listados, mas esse é o foco do texto. Utilizamos a versão de 16/09/2023.

Com o emulador baixado descompacte o compactado (.7z). Existem bios na internet, mas nesse caso não precisa. Baixe as roms (.rom) aqui. Clique em Show All, view content ao lado do zip e escolha o que for baixar. Coloque as roms, descompactadas, na pasta roms do emulador. Normalmente eu não falo onde baixar jogos, mas nesse caso eles já são abandonware e entram como domínio público.

Ou se preferir, baixe as roms (.bin) aqui. Nesse caso seria só clicar no nome, e nesse site tem alguns homebrews se quiser testar.

Esses jogos não oficiais costumam ser ports e demonstrações. Cross Chase é um dos poucos que me diverte.

Como dá para notar, existem poucos jogos. Sendo 18 no total para o ciclo de vida do console. Se tiver Alt no nome, é uma versão alternativa do mesmo.

O arquivo bios desses links é inútil. Não precisa baixar.

ABRIR JOGO VIA CART.BIN

Agora vem a parte estranha. Ao iniciar o emulador ele crash, e em uma mensagem ultra rápida aparece pedindo o arquivo cart.bin. Esse arquivo não existe na internet. O que você vai fazer agora é criar uma cópia de um jogo e renomear ele como cart.bin e colocar na pasta roms. Não esqueça de apagar a extenção .rom.

NÃO DELETE OU SUBSCREVA O ORIGINAL.

Feito isso o emulador vai abrir o jogo que foi renomeado como cart.bin. Mas ainda não temos controle nem podemos usar os comandos de console. E além disso, todo jogo vai ter de passar pelo mesmo processo para abrir. Vamos resolver isso.

Tennis (estranhamente um dos originais, se é que da para por assim)

ABRIR JOGO VIA LAUNCHBOX

Para isso vamos usar o LaunchBox. Mas qualquer sistema similar que permita abrir emuladores com command line deve funcionar.

Baixe o LaunchBox aqui. Você vai clicar em download, digitar seu e-mail e vai receber o link de download no e-mail. Instale. Se preferir, siga o tutorial aqui.

Feito isso, abra o LaunchBox e arraste o jogo para ele. Vai aparecer uma janela de importação. Escolha Arquivos Rom, next, selecione VTech CreatiVision como plataforma, next e clique em adicionar para escolher o emulador.

Isso é somente para a primeira importação. Nas seguintes o emulador adicionado já vai estar selecionado.

Com a tela de adicionar emulador aberta, digite o nome do emulador e clique em procurar para adicionar o executável. Nos parâmetros de comando digite -f -r. Tem de estar nessa ordem. F = tela cheia, R = abrir jogo. Dessa forma funciona sem ter de abrir sempre o cart.bin. Na lateral clique em plataformas associadas. Digite VTech CreatiVision e marque Emulador Padrão. De ok. Next.

Escolha Usar no Local. Pois as roms têm de estar na pasta roms do emulador. Next em todas as seguintes e ok. Pronto, o jogo foi adicionado. Esse processo pode ser feito em massa, com várias roms. Para abrir o jogo, so dar duplo clique.

COMO JOGAR

 

Quando em tela cheia, ESC sai do jogo, F2 pausa. Para jogar o game, aperte F3 para resetar e use ctrl ou shift para escolher um modo. Os modos são números, igual no exemplo. O primeiro costuma ser single player, o segundo, multiplayer. O resto só vendo o manual.

Aperte qualquer letra e o jogo começa. Ctrl e Shift são botões de ação. Setas controlam o movimento

Para jogar de 2, o segundo player usa home, end, delete e pgdn para mover. Insert e pgup para ação.

Music Maker (Imagem do topo) não é bem um jogo, e entra melhor como software, mas acabei incluindo por ser talvez o mais legal do console. Ele usa todo o teclado, simulando os instrumentos em tela.

Para manuais desses jogos antigos, confira aqui. Porém devo dizer que eles não são muito bons.

No caso de homebrews e hacks, o autor do jogo escolhe os comandos. Movimento costuma ser igual, mas jogos iniciam sem o F3 e por vezes com ctrl, shift, enter ou letras. Se não, tem os comandos em tela.

Existem outros comandos em F, como visto na documentação. Mas esses costumam dar erro pelos meus testes.

Sonic Invader (clone de space invaders)
Police Jump (Jogo estilo Donkey Kong)

Chopper Rescue so funcionou comigo com o .bin. Existe uma forma de trocar as bios e isso pode resolver, mas não consegui fazer a mudança.

Ao usar muito as teclas shift (ação) pode dar a mensagem sobre teclas de aderência. Vá no pesquisar do windows, digite e acesse o painel de controle. Clique em Facilidade de Acesso. Literalmente no homenzinho, não no texto. Alterar o funcionamento do teclado. Configurar as Teclas de Aderência. Desmarca “Ativar as teclas …” e da ok. Se não isso vai te encher o saco direto quando for jogar.

RECOMENDAÇÕES

Quem me conhece sabe que não sou fã da era 8 bits, mas gostaria de dar minhas recomendações para o console.

Primeiramente eu sugiro testar TODOS os originais. Eu acho essa a parte mais legal de ir atrás de consoles assim, mesmo que os jogos não sejam bons. Pois vai que tu acha uma hidden gem no meio, nem que seja só para jogar alguns minutos. Também vale para entender melhor os games da época.

Esses são: Air/Sea Attack, Astro Pinball, Chopper Rescue, Music Maker, Soccer e Tennis.

Depois tem os ditos clones. Nessa eu vou recomendar os que forem visualmente diferentes, de forma positiva, ou que sejam diferentes do original no level design ou similar. E tem de divertir, obvio.

Esse são: Crazy Chiky (Pac Man), Deep Sea Adventure (defender), Sonic Invader (Space Invader) e Stone Age (Pengo).

E por fim tem os jogos de fãs. Para esses eu segui o mesmo critério dos clones “oficiais” e separei os mais legais.

Esses são: Blocks (Tetris), Match 3, Tile Breaker/Breakthrough (Breakout), Cross Chase

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *