Anteontem, dia 12/07, recebemos com pesar a notícia do falecimento de Satoru Iwata, quarto CEO da Nintendo, aos 55 anos, devido a um tumor na bile. A princípio minha reação foi controlada. Apenas senti aquele clima típico pairando sobre os comentários.
Depois me veio à mente um pensamento que me assombra, a morte. Sei que isso vai soar ridículo para alguns, mas eu não gosto de pensar que somos seres frágeis que podem fazer a passagem a qualquer instante. Isso me assusta.
Eu não sou, e nunca fui, religioso. Tento me focar no lado da ciência mas constantemente me pego desejando a existência de um ser maior e uma vida após a morte. Muitas vezes esse desejo ganha um nome, imortalidade. Mas não da forma que estão pensando.
Eu tenho esse querer, talvez até primitivo, de deixar algo pelo qual ser lembrado, imortalizado. Por isso a criação deste blog. Quero tentar deixar uma marca no mundo, por mínima que seja, pois assim ao menos me acalmo.
Agora voltando ao Iwata, ele sim é uma pessoa que alcançou esse status mitológico. Esse gênio da programação iniciou sua carreira no HAL Laboratory, onde programou o clássico Balloon Fight e ajudou em jogos da franquia Kirby e Super Smash Bros.
Talvez sua maior contribuição para o mundo dos jogos nesse período tenha sido Mother 2, conhecido no ocidente como Earthbound. O código do jogo, massivo para a época, estava com diversos erros e foi justamente Iwata que o reescreveu sozinho, pouco antes do lançamento.
Eventualmente Iwata assumiu a presidência da HAL em 1993, mais tarde a deixando para ajudar na criação da Creatures, empresa que desenvolveu o TCG de Pokemon, além da série Ranger.
Apesar de não fazer parte da Gamafreak, Iwata ajudou na programação dos games Pokemon Gold e Silver. Ela solicitou sua ajuda para compactar o jogo, pois so haviam conseguido incluir o continente de Johto no cartucho. Ao mesmo tempo em que trabalhava nisso lhe foi dada a tarefa de transferir os códigos de batalha de Pokemon Red e Blue (Green no Japão), sem documento de referência, para o Pokemon Stadium.
Em 2000 passou a ser funcionário da Nintendo a cargo do departamento de planejamento. Em 2002, após a aposentaria de Hiroshi Yamauchi, foi escolhido como o novo presidente da empresa, sendo o primeiro sem relação sanguínea.
Durante sua estadia na presidência ajudou na transição do Game Boy para o Nintendo DS, além do desenvolvimento do Wii e de jogos das franquias Mario, The Legend of Zelda e Animal Crossing. Sempre com o foco na inovação.
Acredito que Iwata será lembrado também por seu carisma. Apesar da fala lenta e inglês questionável criou e apresentou o quadro Nintendo Direct, além de enviar mensagens pelo Miiverse, escrever a coluna Iwata Asks e fazer cameo nos games WarioWare, Inc.: Mega Microgame$! e WarioWare: Smooth Moves.
Entre 2014 e 2015 Iwata teve complicações com sua saúde, sendo diagnosticado com um tumor na bile, o qual ocasionou sua morte. Enquanto ainda vivo, devido a internação, as duas últimas conferencias na E3 foram canceladas, dando lugar a Nintendo Directs especiais. Ao contrário do que pensam essa decisão foi devido a incapacidade do presidente em realizar a viagem, tendo nenhuma relação com o baixo lucro que a empresa vinha recebendo.
Nesse período a presidência ficou a cargo de um conselho que se aproveito do momento para realizar o que talvez seja a maior polêmica de toda a história da Big N. Os direitos dos personagens, mantidos sempre sobre a asa de Iwata, foram liberados para um third party com a intenção de investir no mercado de celulares.
Devido a queda de vendas de consoles e portáteis no Japão, tanto da Nintendo como da Sony (Xbox praticamente não tem público), empresas grandes como Capcom e Sega passaram a investir no mercado de celulares para manter os lucros. Acredito que tenha sido está a visão do conselho, mas ainda estou um pouco receoso sobre as consequências futuras.
Com a saída de Iwata um novo presidente deverá ser escolhido, provavelmente pelo mesmo conselho que permitiu a liberação dos direitos. Isso abre portas para uma nova era, onde talvez a Nintendo comece a publicar seus títulos em outras plataformas. Ainda não consigo enxergar tal decisão como positiva, visto que os exclusivos que mantem a empresa atualmente.
Por outro lado se a liberação for para que third partys tenham a chance de criar algo utilizando de personagens da Nintendo, mantendo a exclusividade do console e sobe uma forte vigilância para manter a qualidade do produto, isso pode ser positivo.
Visto que Shigeru Miyamoto, criador das franquias Mario, Donkey Kong, The Legend of Zelda, Star Fox, Pikmin e F-Zero, e um forte candidato à presidência, acreditamos que a empresa continuará seguindo o mesmo rumo, sempre investindo na diversão, assim como desejaria Iwata.
Dito isso, vamos para o que manda a “etiqueta”. Desejo a família, amigos, conhecidos e fãs os meus pêsames. Descanse em paz, Satoru Iwata. E para aqueles que estranharam não ter um post sobre HQs… Please Understand.