“Esse jogo vai lhe consumir!” Mods de Doom no GZDoom

Quem acompanha o site deve ter visto que lançamos um vídeo e um short sobre mods de Doom, mas precisamos ver também como rodar tais mods, e pra isso nada melhor do que o GZDoom. Provavelmente o source port mais famoso, que permite usar mods em Doom, Doom 2, Heretic, Hexen, Strife, Chex Quest, entre outros.

IWADS

Agora você vai precisar de um IWAD, um arquivo que determina qual jogo dos mencionados acima em que o mod vai ser rodado. Para isso é necessário comprar o jogo original. Atualmente para Doom, a melhor opção seria Doom + Doom II. Essa versão já possui suporte a mods, porém ele não tem diversas implementações do GZDoom, como mira livre, pulo, agachar, entre outros pontos mais técnicos, que são importantes para vários mods.

Ao adquirir o jogo, você deve ir até a pasta de instalação para pegar os IWADs. Esse caminho pode ser diferente, dependendo de onde você pegou o jogo. Pela Steam, você instala o Doom + Doom II, ai no menu de jogos clica com o botão esquerdo > propriedades > arquivos instalados > explorar.

Como dá pra ver, minha instalação foi na pasta de Ultimate Doom. Isso porque todos que tinham o Ultimate, na Steam, receberam a nova versão. Nisso temos 2 pastas com os IWADs. Base e rerelease. Em base imagino serem os arquivos do Ultimate, e rerelease os de Doom + Doom 2. Vamos começar com base, caso você por algum motivo ainda esteja com o Ultimate.

PASTA BASE

Master Levels for Doom 2 (1996)

The Plutonia Experiment (1996)

TNT: Evilution (1996)

Dentro de base temos o DOOM.WAD, o arquivo para o Doom de 93. Aí temos a pasta Doom 2, com o DOOM2.WAD. Plutonia, com PLUTONIA.WAD, de The Plutonia Experiment. tnt, com TNT.WAD de TNT: Evilution. E em master > wads, vai ter vários arquivos wads das fases separadas do Master Levels for Doom 2.

Para rodar os mods você só vai precisar do DOOM.WAD e em raras ocasiões o DOOM.WAD. Portanto sugiro copiar ambos e colocar na pasta principal do GZDoom. Plutonia e TNT também podem ser rodados colocando ambos na pasta principal. Para outros WADs, incluindo os leveis do Master, sugiro criar uma pasta chamada wads, games ou similar, dentro da principal do GZDoom, para melhor organização.

PASTA RERELEASE

Agora vamos a pasta rerelease, que deve ser a base de DOOM + DOOM II. Nela vamos ter vários wads. Dentre os IWADs, os que precisam ser copiados para a pasta central do GZDoom, temos doom.wad, doom2.wad, plutonia.wad e tnt.wad. Para rodar os mods, como dito, precisamos somente de doom e doom 2.

No Rest for the Living (2010)

Legacy of Rust (2024)

Demais wads não precisa por na pasta central.

  • masterlevels.wad = todas as fases do Master Levels of Doom
  • never.wad = No Rest for the Living, um mod oficial que era exclusivo do Xbox
  • id1.wad = Legacy of Rust, o novo mod oficial (precisa rodar junto de id1-res.wad, id1-weap.wad e id24res.wad)
  • iddm1.wad = mapas de deathmatch do novo port

GZDoom com IWAD

Quando se trata dos IWADS, diferente dos WADS, basta abrir o GZDoom e selecionar qual jogar, apertando play game. Note que (img 2) diferentes versões de Doom, tem diferentes nomenclaturas. “The Ultimate”, “Unity Edition”, “Final Doom”. Até onde saiba, não existe diferenças entre elas, e todas funcionam igual no GZDoom.

Tirando os IWADS já mencionados no inicio do texto, outros que achei que funcionam igual são Chex Quest 1 e 3, Freedoom 1 e 2, Hacx, Rise of the Wool Ball, Simon’s Destiny, I.M Meen, PT, Fate, Delaware e demos dos mencionados. Existem mods que podem rodar via Freedoom, Chex Quest e demos.

Para ter um pouco de contexto:

Chex Quest (1996)

I.M. Meen (2020)

Rise Of The Wool Ball (2017)

  • Castlevania: Simon’s Destiny = Total conversion que recria o primeio Castlevania em 3D.
  • Chex Quest 1 e 3 = Mods oficiais que sairam em caixa de cereal. Um foco mais infantil. O 3 tem todos os games / epis.
  • Delaware = Total conversion experimental, abstrata.
  • Fate = Total Conversion baseada na demo de Fate, um FPS cancelado.
  • Freedoom 1 e 2 = Um Doom 100% gratuito, criado sem nenhum recurso do original.
  • GZ PT = Total conversion que recria P.T., o demo do Silent Hill cancelado.
  • Hacx: Twitch ‘N’ Kill = Add-on oficial, feito numa engine modificada de Doom. Junta as versões 1.0 e 1.2.
  • I.M. Meen = Total conversion que recria I.M. Meen, um jogo educativo.
  • Rise of the Wool Ball = Total conversion no estilo de Wolfenstein 3D, um foco mais infantil, com inspiração em Sonic e Wario Land.

Delaweare (2014)

Simon’s Destiny (2017)

Fate (2019)

GZDoom com WAD e PK3

Infelizmente, a maioria dos mods não roda so selecionando. O jeito mais simples é pegar o arquivo .wad ou .pk3 e arrastar até o executavel do GZDoom (não é o GZDooom aberto!). Depois escolha onde vai rodar, dentre os IWADs listados, e aperte play game. Alternativamente você pode usar launchers como os mostrados abaixo.

Doom Raider: Crypt of the Vile (2003)

Mods com multiplos arquivos

Alguns mods podem ter vários arquivos, como por exemplo Back to Saturn X (img 1), que contem 2 .wad e um .deh. Você pode arrastar todos os arquivos para o executavel do GZDoom e rodar, mas tem uma opção melhor.

Para rodar vamos precisar de um launcher. Em muitos sites você vai ver como alternativa usar o ZDL. Eu não recomendo, por dar alguns erros chatos. Prefiro usar o DoomRunner. Você também pode rodar IWADs, WADs e PK3 unicos por ele.

ZDL

DoomRunner

Para usar baixe o DoomRunner, descompacte, e ao abrir vai começar um setup. Em engine, click em + e selecione o executavel do GZDoom e de ok. Note que o DoomRunner também vai funcionar com os source ports PrBoom, MBF e ChocolateDoom. Abaixo, você pode definir um diretorio para os mapas e um para os mods. Eu pessoalmente não uso um para mapas, apenas defino os mods, no máximo separando coisas como mods de armas em sub-pastas, dentro do diretorio central.

Ao lado em IWADS marque “Auto-update…” e selecione um diretorio para os IWADs (Img 1), mas note que vai detectar todos os arquivos WAD e PK3 (img 2). Para certos arquivos, como o TUCQR6.wad (The Ultimate Chex Quest) isso é util, visto que existem mods para ele, mesmo não sendo um IWAD detectavel. Mas tome cuidado para não criar uma lista com muitos arquivos estranhos.

Preenchido tudo de ok. Daí com o DoomRunner setado, vá em create preset e click no + (Img 3). Essa área é para organizar os mods, portanto coloque o nome do mod que vai rodar. Em select IWAD, escolha o IWAD (jogo) a ser modificado (Doom, Doom 2, Hexen, etc.) [Img 4]. Por fim, em add mods, click no icone de papel para adicionar os arquivos um por um (Img 5 / 6), ou no icone de pasta para adicionar a pasta inteira (Img 5 / 7).

Note que, alguns mods funcionam ao adicionar a pasta, mas em sua maioria é preferivel ir por arquivos. Isso porque você pode precisar remover certos arquivos ou alterar a ordem para fazer o mod funcionar. Para remover, click em , para mudar a ordem use as setas (Img 3 / 5). Também é possível clonar um preset no icone com dois papeis (Img 3) e usar command line no mod, pelo icone estilo prompt (Img 5).

Feito tudo isso, basta apertar launch para jogar.

Wolfenstein X: Hearts of Liberty (2020)

Mods standalone

Existem mods que já vem com uma versão do GZDoom junto ou tem uma engine própria, com base em Doom 2. Esses são abertos por um executavel ou arquivo .bat

Total Chaos (2018)

Ashes 2063 (2018)

Wolfenstein: Blade of Agony (2016)

Não rodou no GZDoom, e agora?

Ao usar mods é sempre bom ler a descrição de cada um, pois lá vai ter informações importantes de como rodar, se não pode ter algo similar num arquivo read me que venha junto do mod. Aqui vai algumas dicas que podem ajudar.

  • Olhe a versão do GZDoom que o mod usa. Você pode precisar de uma versão mais atual, ou em raros casos uma antiga.
  • Veja se o mod realmente é para Doom 2. Como dito no começo o mod pode ser para outro jogo, como Hexen por exemplo.
  • Veja se o mod não precisa ser executado junto de outros mods.
  • Pesquise por versões mais novas do mod.
  • Altere a ordem dos arquivos no launcher.
  • Veja se o mod usa outro source port, que não seja o GZDoom.
  • GZDoom é um source port limite-removing. As vezes pode so estar escrito para não usar limite-removing ports.
  • Pode ser que o mod so rode se você alterar uma opção especifica dentro do GZDoom.

Dica de mods para Doom!

Onde baixar mods

Existem vários sites pra isso, e sendo cinsero eu costumo so digitar “doom + tema” no Google, na maioria das vezes. Porém tem aqueles sites que acabo visitando bem mais que os outros. Bora listar eles.

  • Doom Wiki = Site estilo wikipedia com muitas informações sobre Doom, incluindo mods. Em muitas das páginas tem o link para o site com o mod.
  • Moddb = Uma database de mods, no geral, com uma parte para Doom 2. O site é bem desorganizado, mas usando a busca e prestando bem atenção nas versões, você acha uns mods bem legais.
  • Doomworld = Forum de Doom com várias postagens sobre mods.
  • Doomworld idgames = Uma database do Doomworld que arquiva vários mods. Os mods mais antigos eu costumo achar aí.
  • ZDoom forum = Forum do GZDoom com várias postagens sobre mods.
  • Itch.io = Site de jogos indie no geral. Pode ser um pouco chato de achar os mods, mas alguns como Golden Souls e Space Cats Saga estão nele.
  • Reddit = A fonte de todo conhecimento humano lol

Opções do Doom / GZDoom

O GZDoom não precisa realmente ser configurado igual emuladores. Feito o já mencionado nesse tutorial já permite jogar diversos games, porém vale mencionar algumas de suas opções.

No launcher do GZDoom, em options > Rendering API, você pode mudar a forma como o jogo é renderizado. Mudar pode melhorar o desempenho do jogo. Sim, Doom é bem leve, mas existem mods bem pesados. Comigo o OpenGL funciona melhor.

Já em extra graphics tanto lights, como brightmaps, mudam iluminação. No caso do brightmaps é algo mais especifico com sprits sobrepostos. Porem ambas as opções são pouco perceptiveis em minha opinião.

A maioria das opções do GZDoom vão ser internas e vão estar no menu do jogo, junto das tradicionais opções de Doom. Portanto vou passar por elas junto. Não importa se abrir elas em Doom ou Doom 2, porem mods podem ter opções extras.

Primeiro vamos ver os controles. O básico vem pré configurado, mas se quiser alterar vá em options > costumize controls. Lá vai estar dividido em action (ações), weapons (trocar armas), inventory (uso de itens) e map controls (controles dentro de mapas). Ao escolher o que deseja mudar, note que “fire” está definido para dois botões, com botão 1 = teclado, botão 2 = controle. Ainda assim, tem como colocar muito mais de 3 botões para cada ação. Para alterar, click / enter em cima da ação e click na tecla que deseja usar. Para remover botões, aperte backspace duas vezes.

Vamos ver agora algumas das opções mais intereçantes em action. Primeiro nas armas você pode colocar tiro secundario (secondary fire), recarregar (weapon reload) e mira com zoom (weapon zoom). Essas ações são dependentes de mods, não alterando nada no vanila, e costumam vir pré configuradas como mouse 2.

pulo (jump) e agachar (crouch) eu recomendo configurar. Funcionam em Doom, e podem quebrar tanto o vanila como certos mods, mas são funções importantes em outros. E quando o mod não utiliza disso, normalmente ele mesmo bloqueia o uso. Voar / nadar (fly / swim) ditam o uso movimento em liguidos, principalmente, e com opções de voo com jetpack. Obviamente é algo mais facado nos mods. Normalmente não precisa mecher e o jogo costuma funcionar so com setas ou wasd.

DoomGuy voando

DoomGuy nadando

Agora vamos a inventory. Essa é uma opção importada dos jogos Heretic e Hexen, onde você podia selecionar e usar itens. Também tem como dropar itens e armas, por algum motivo… Sugiro alterar os comendos de troca de item, pois acho pouco convencional.

Voltando um pouco, agora em options > mouse options. Nesse menu você pode habilitar mouse nos menus, alterar cursor e sensibilidade do mouse.

Em options > display options você pode alterar diversas opções gráficas. Não sei se mudar o render API nessa parte muda algo, mas o render mode, texture filter mode e sector light mode claramente mostram diferença no visual.

GZDoom sem alterar

Texture filter mode trilinear

Render mode doom software

Sector light mode vanilla

Agora temos as opções avançadas, que podem ser acessadas de duas formas. Você pode ir no option search e digitar o termo que busca, já mostrando várias opções que não estão no modo tradicional. Ou pode clicar em full options menu, que expande o menu liberando todas as opções.

Vamos ver alguns opções legais desse menu avançado. Em player setup temos como marcar always run como on. Isso faz com que o jogador sempre esteja correndo. Minha forma preferida de jogar.

Em display option é onde fica intereçante. Vá em postprocessing e ative Bloom. Essa opção é usada em vários mods, por isso sugiro manter ativa. Lens distortion, ambient oclusion e tonemap mode afetam o visual.

GZDoom sem alterar

Ambient oclusion high

Tonemap mode Hejl Dawson

Tonemap mode Uncharted 2

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